pt
Back   Prev   Next
Universidade de Turismo de Macau segue em frente, comprometida em cultivar talentos de elite
01/04/2024 018/REL/RP/2024

O "Regime Jurídico da Universidade de Turismo de Macau" entra hoje em vigor (1 de Abril). O Instituto de Formação Turística de Macau passa a designar-se Universidade de Turismo de Macau. Os nomes em chinês e inglês são 澳門旅遊大學 e Macao University of Tourism, respectivamente, e a abreviatura adoptada é UTM.

No futuro, a UTM continuará a desempenhar as tarefas que lhe foram atribuídas pelo governo e a enfrentar os desafios da actualidade, empenhando-se na inovação e no reforço da sua oferta formativa, e em melhorar ainda mais a qualidade do ensino e dos níveis de ensino e investigação, a fim de cultivar mais talentos de elite.

A missão da UTM é tornar-se uma instituição de ensino superior de ponta em estudos de turismo e da indústria de serviços, que habilita os estudantes com o conhecimento profissional e as competências técnicas requeridas para assumir as suas responsabilidades futuras de liderança na indústria, com o intuito de se transformar numa instituição de ensino superior  globalmente reconhecida em estudos de turismo de alta qualidade. A UTM disponibiliza a mais diversificada gama de programas de graduação em turismo cultural e hotelaria em Macau, proporcionando apoio na formação de talentos, para que Macau se constitue como um centro mundial de turismo e lazer. No próximo ano lectivo, lançará um curso de Licenciatura em Ciências de Negócios Internacionais e Comunicação inovadora, bem como cum um curso revisto de Licenciatura em Marketing e Gestão de Marca; dois programas de curso de Mestrado em ciências de Gestão de Convenções, Exposições e Eventos Internacionais; e um programa de Doutoramento em Gestão de Empresas. Com o objetivo de responder às mudanças que ocorrem na indústria de turismo bem como à necessidade, sentida pela sociedade, de quadros qualificados e multidisciplinares em diferentes áreas, a UTM visa equipar os estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho destas indústrias, fornecendo-lhes uma base sólida de conhecimentos.

A UTM tem optimizado as instalações académicas nos seus dois campi, incluindo a construção do  Edifício do Jubileu de Prata e do novo Edifício Residencial no Campus da Taipa. Essas obras visam criar um novo edifício académico e um local para formação prática em hoteleira, com conclusão prevista para o próximo ano. Nessa altura, o ambiente de ensino e os locais de prática da UTM serão ainda mais expandidos e melhorados para proporcionar aos docentes e aos estudantes suficientes e mais diversificados espaços académicos e de prática, o que contribuirá para uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora.

Actualmente, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin está a desenvolver-se rapidamente, trazendo também novas oportunidades para o desenvolvimento do ensino superior em Macau. Aproveitando a vasta geografia e espaço de desenvolvimento de Hengqin, a UTM planeia criar um ambiente mais amplo de investigação, ensino e actividades para docentes e estudantes, e envidará todos os esforços para formar quadros qualificados para a Grande Baía e até para o país.

Em linha com a mudança de nome, o domínio oficial e os endereços de e-mail da UTM passam a ser utm.edu.mo, substituindo o antigo iftm.edu.mo. O domínio anterior permanecerá activo até 31 de dezembro de 2025.

Back   Prev   Next